Pular para o conteúdo

Como investir em imóveis de leilão

como investir em imóveis de leilão

Investir em imóveis de leilão sempre foi e no meu ponto de vista sempre será um dos melhores e mais seguros investimentos.

O segredo de um bom investimento é lucrar na compra e com os leilões de imóveis dificilmente você não lucrará na compra.

Falo dificilmente porque alguns investidores desavisados que não conhecem os tramites legais que envolvem a compra de um imóvel em leilão.

E por não conhecerem acabam ofertando mais do que deveriam ou assumindo dívidas que desconhecem e tem seu lucro prejudicado.

No entanto, quando se compra um imóvel em leilão da forma correta, o lucro é certo.

PRIMEIROS PASSOS PARA INVESTIR EM IMÓVEIS DE LEILÃO

Todo tipo de investimento exige esforço, não pense que é só olhar um imóvel com desconto e já ir dando lance. Jamais faça isso.

O primeiro passo a se fazer é analisar a sua intenção, qual a finalidade da compra do imóvel.

Você está comprando o imóvel para uso próprio ou para investimento?

Se for para uso próprio a questão do lucro não precisa ser analisada a fundo.

Já se a sua intenção é lucrar com o imóvel, seja na locação ou na revenda, é de sua importância que você faça todos os cálculos para descobrir efetivamente qual valor será desembolsado na compra daquele imóvel.

Muito “amadores” esquecem de computar ao valor lance outros custos que também fazem parte da compra do imóvel no leilão.

Você precisa somar ao lance o valor da comissão do leiloeiro (geralmente 5% do valor da arrematação).

Bem como o valor do ITBI, que é o imposto devido à prefeitura (varia de 2% a 5% do valor do lance, dependendo da localidade do imóvel).

Além dos custos acima ainda pode haver outras despesas como com assessoria jurídica especializada, caso você não saiba analisar todas as questões legais sozinho, despesa com eventual desocupação do bem e uma pequena reforma.

Você deve projetar também os custos com IPTU CONDOMÍNIO (se for o caso) até a venda do imóvel.

Igualmente, deve calcular o imposto referente ao lucro imobiliário (geralmente 15% sobre o lucro para pessoas físicas).

Se você não tiver experiência com leilões de imóveis aconselho fortemente que contrate uma assessoria jurídica especializada.

Logo, é a assessoria que fará toda análise antes do leilão para que você faça uma compra segura e com alta lucratividade.

PRÓXIMOS PASSOS PARA INVESTIR EM IMÓVEIS DE LEILÃO

Depois de ter definido se o imóvel será para uso próprio ou para investimento e calcular todos os custos envolvidos, você deve analisar todos as questões técnicas que envolvem a compra de um imóvel em leilão.

Em suma, você precisa analisar se todas os ritos e procedimentos foram devidamente cumpridos para que não haja nulidade no leilão.

De nada adianta arrematar e não levar não é mesmo?

Dessa forma, você precisa ler atentamente o edital que é a regra do jogo.

Afinal, é nesse documento que você vai encontrar todas as informações necessárias para participar do leilão.

Deve analisar também se todas as partes foram devidamente intimadas.

Se não existem recursos ou processos pendentes de julgamento que podem afetar o leilão do imóvel que você pretende arrematar.

Precisa verificar se o imóvel está ocupado ou não e conhecer os caminhos para uma desocupação com eficiência, bem como saber se o imóvel tem uma boa liquidez ou não.

A questão liquidez é muito importante, porque quanto mais rápido você vender o imóvel arrematado, maior a sua margem de lucro.

DOIS CAMINHOS PARA O SUCESSO AO INVESTIR EM IMÓVEIS DE LEILÃO

Você tem dois caminhos para obter sucesso ao investir em imóveis de leilão.

O primeiro caminho é a busca por conhecimento. É o faça você mesmo.

Você vai precisar estudar o mercado e apreender todas as nuances e técnicas que envolvem a realização da venda de um imóvel em leilão.

Precisa dominar todos os trâmites e procedimentos, tanto dos leilões judiciais quanto dos leilões extrajudiciais, para uma compra segura e lucrativa.

Esse primeiro caminho demandará um certo esforço de energia e tempo, mas como sabemos nada vem sem esforço e dedicação e no final valerá muito a pena.

Por outro lado, caso você não tenha tempo ou não queira despender toda essa energia para apreender todos os tramites legais e legislações que envolvem um leilão de imóveis, você pode optar pela contratação de uma assessoria jurídica especializada para investir em imóveis de leilão.

A assessoria jurídica fica responsável por toda burocracia e você investidor fica preocupado apenas com o lucro da operação.

É a assessoria jurídica que vai fazer toda análise antes do leilão, para saber se tem algum vício ou falha no processo ou nos procedimentos, fazendo você economizar muito tempo e dinheiro, assim você só participar dos leilões com boas oportunidades.

assessoria jurídica fica responsável por te auxiliar na regularização do imóvel junto ao cartório de registro de imóveis competente, sem que você se preocupe com isso.

Ainda, caso o imóvel esteja ocupado, é a assessoria jurídica que vai realizar todas as tratativas para desocupação amigável do bem, bem como ingressará com eventuais medidas judiciais, caso necessário.

Quer saber mais sobre como investir em leilões de imóveis…

contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Falar com Advogado
1
Falar com Advogado Online!
Advogado Online Agora!
Precisa de atendimento?
Aperte no botão abaixo para falar com um advogado especialista direto no WhatsApp!